Kit para experimentos de eletricidade e eletroquímica utiliza materiais condutores “verdes” criados no Inomat

Kits de laboratório para ensino de eletricidade e eletroquímica são frequentemente caros e muitos são alimentados pela rede, criando riscos pessoais e patrimoniais.
Este novo kit usa condutores de alto desempenho, criados pelo INCT Inomat. Esses novos materiais são seguros e podem ser descartados propriamente, sem dificuldades. Não há risco de choque elétrico nem problemas de mobilidade, pois o kit é facilmente transportado para a sala de aula, laboratório, residência ou um ambiente externo.
O kit é facilmente montado (vídeo 1) e pode ser usado de várias maneiras. Por exemplo, é usado para determinar o caráter condutor ou isolante de sólidos, óleos, água e soluções aquosas, quando a classe está estudando as ligações químicas e a condução eletrolítica (vídeo 2). A fonte de energia é uma bateria de baixo custo, mas a maioria dos carregadores de telefones celulares ou tablets, descartados ou novos, também pode ser usada.
O kit é adequado para estudar experimentalmente outros assuntos, como a eletrólise, pilhas e baterias, eletrodeposição de metais, pilhas de combustível, a relação entre a geometria de um condutor e sua resistência, a lei de Ohm, circuitos em série e paralelo, capacitores e supercapacitores.
O kit foi usado por alunos de ensino médio e graduação mostrando-se útil no estudo dos conceitos abordados. Além de utilizar pequenas quantidades de amostras, o kit não apresenta risco de choque elétrico, suas partes podem ser livremente manuseadas pelos alunos, é barato e facilmente transportável, podendo ser usado em sala de aula ou mesmo em casa, além do laboratório.
O kit foi usado com sucesso por alunos do ensino médio e de graduação, contribuindo para o seu rápido progresso.