Relatório da EMERGE Brasil discute inovação no país

Na discussão sobre inovação e ciência no Brasil, o recente relatório divulgado pela Emerge Brasil, apresenta sua opinião sobre diversos tópicos relacionados a inovação, ciência e ambiente empreendedor no Brasil. Dentre outras temas, listam quem seriam os cientistas brasileiros mais inovadores e as condições para favorecer o ambiente empreendedor. O coordenador do INCT/Inomat é um dos listados, veja o trecho abaixo retirado da página 62 do relatório:

Para construir um ecossistema de inovação com base em ciência vários elementos são indispensáveis. Investimentos públicos e privados, segurança jurídica, tomada de risco do setor produtivo, formação de mão de obra qualificada, cooperação universidade empresa e tantos outros. Há também o elemento das lideranças que personificam o desenvolvimento de soluções com base em ciência que, além de resolver grandes problemas, também promovem o desenvolvimento econômico. Essas lideranças são essenciais pois são referências e casos concretos de que é possível realizar grandes empreendimentos e inovações com potencial global. Além de, obviamente, inspirar novas gerações de cientistas e indústrias a percorrerem o caminho da inovação.

Ado Jório de Vasconcelos - Professor Titular da UFMG.  Possui 5 livros publicados e depositou 12 patentes.
Aline da Silva Ramos Barboza - Professora Titular da UFAL. Trabalha com projetos de desenvolvimento tecnológico nas áreas de concreto e petróleo.
Cristina M. Quintella - Professora Titular da UFBA. Possui mais de 50 patentes depositadas e algumas concedidas em diferentes países.
Fernando Galembeck - Foi Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas. Depositou 18 patentes das quais 7 foram licenciadas.
Fernando Reinach - Professor Titular da USP. Empreendedor, foi diretor da Votorantim e fundou o Fundo Pitanga.
Humberto Gomez Ferraz - Professor da USP. Inventor da patente do Vonau que confere a maior receita  de royalties para USP.
Jaime Rabi - Foi professor da UFRJ. Empreendedor da Microbiológica.
Miguel Nicolelis - Professor Titular da Duke University (EUA). Trabalha com interface cérebro-máquina para uso clínico.
Nivio Ziviani - Professor Emérito da UFMG. Empreendeu diversas startups, uma delas vendida para o Google.
Vanderlei Bagnato - Professor Titular da USP. Participou do desenvolvimento de mais de 50 produtos e da criação de um parque tecnológico com mais de 40 empresas.

Referência: EMERGE, 2020. Horizonte, Inovação & Ciência - o perfil da inovação de base científica no Brasil. Autores: Caroline Ramos Carlucci, Daniel Pimentel Neves, Lucas Silva Delgado e Luisa Veras de Sendes-Guimarães.