Preenchendo o Gap entre moléculas e nanopartículas luminescentes

Standard Post with Gallery

O professor e pesquisador Fernando A. Sigoli, membro do INCT/Inomat e do IQ/Unicamp, é coautor de dois trabalhos publicados nas importantes revistas Angewandte Chemie e ACS Nano. As pesquisas foram realizadas em colaboração com o ex-doutorando e pesquisador pos-doc do IQ-UNICAMP Diogo Alves Gálico e com o pesquisador Professor Muralee Murugesu da Universidade de Ottawa, no Canadá. Os trabalhos exploram as propriedades fotofísicas de “clusters” moleculares com composições e estruturas controladas, envolvendo os elementos da família dos lantanídeos. O controle químico permitiu a otimização de propriedades físico-químicas intimamente relacionadas a composição-estrutura da matéria o que ainda é um desafio em sistemas nanoparticulados, com tamanhos inferiores a 3 nm, contendo íons lantanídeos em razões molares específicas e controladas.
O trabalho publicado na Angewandte Chemie aborda o controle composicional de íons lantanídeos nestes clusters moleculares levando ao ajuste de transferência de energia entre os íons Térbio(III) e Európio(III), que permitirá a preparação de códigos de barras ópticos (barcodes) aplicados em eficientes sistemas ópticos de segurança frente falsificações de documentos, produtos e cédulas monetárias.
O trabalho publicado na ACS-NANO, aborda sistemas de clusters moleculares de 2,3 nm emissores de luz na região do visível do íon Érbio(III) por conversão ascende de energia (up-conversion) sensibilizado pelo íon Itérbio(III) com rendimento quântico, à temperatura de 23 oC, superiores aos sistemas moleculares contendo os mesmos íons. O controle de tamanho, composição, solubilidade, estabilidade e as propriedades opto-magnetica desses sistemas facilitarão o desenvolvimento de sistemas multifuncionais para imageamento óptico e por ressonância magnética nuclear de sistemas biológicos.

Os artigos podem ser acessados pelos atalhos abaixo nas páginas das editoras.

Link para publicação da Angewandte Chemie