Hipoclorito para degradação química e redução da toxicidade de materiais de grafeno

Com o crescimento da indústria de materiais de grafeno, surgem também questionamentos sobre os aspectos de segurança, descartes e gestão de riscos ambientais envolvendo estes materiais. A geração de novos materiais funcionais em harmonia com a proteção da saúde humana e ambiental é um dos objetivos centrais da proposta do INCT-Inomat. Nessa direção, recentemente, o grupo de nanotoxicologia do INCT-Inomat, sob coordenação do pesquisador Diego Martinez no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM) demonstrou um método bastante simples, de baixo custo e eficiente para degradar o nanomaterial óxido de grafeno (GO) utilizando água sanitária (hipoclorito de sódio). Basicamente, o GO após incubação em água sanitária comercial por um período de uma semana em temperatura ambiente sofre um processo de degradação química devido o ataque do ânion ClO- sobre a estrutura carbônica do material e diminuição do tamanho das partículas deste nanomaterial (Figura 1).

Todavia, com a redução do tamanho dos materiais podem surgir implicações toxicológicas durante seu descante no ambiente e efeitos sobre organismos vivos. Nesse sentido, foi realizado um estudo integrado para avaliação da toxicidade do GO (antes e após degradação com hipoclorito) sobre o nematóide C. elegans, um organismo modelo comumente utilizado em toxicologia (Figura 2). Foi verificado uma elevada mitigação da toxicidade aguda (sobrevivência) em aproxidamente 100% e ausência de efeitos crônicos (crescimento, fertilidade e reprodução) após o processo de degradação do GO. Assim, estes resultados suportam a utilização de água sanitária como metodologia simples e promissora para mitigação dos riscos toxicológicos de materiais de grafeno.

Os resultados obtidos neste trabalho foram publicados no periódico Chemosphere, e fazem parte dos projetos de doutorado dos estudantes Leandro Bortolozzo e Francine Côa junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia/Ambiente (FT/UNICAMP) e Programa de Pós-graduação em Ciências/Química na Agricultura e Ambiente (CENA-USP), respectivamente.

Link para o artigo

Link para a notícia no site do CNPEM