Um produto da plataforma baseada em grafite esfoliado e reorganizado (ERG) é uma tinta esfoliante. Esta foi obtida e testada em laboratório até mostrar-se capaz de esfoliar, soltando umas poucas lâminas muito finas, de cada vez. Em seguida, a tinta foi aplicada ao casco de um veleiro que estava fora de serviço. Este foi preso a uma poita na praia do Itaguá, em Ubatuba, para se verificar a sua resistência à colonização por cracas e outros organismos marinhos. Depois de quatro meses de exposição ao mar com acompanhamento semanal, o revestimento continuava limpo, em excelente estado. Este sucesso estimulou o passo seguinte, que foi a pintura de cascos de veleiros em operação. O primeiro deles pertence a um empreendedor da área de manutenção de veleiros, o mesmo profissional que realizou os testes com o primeiro casco.
- Foi então constatada uma outra propriedade do revestimento de ERG: medindo-se a velocidade do barco quando estava sendo propelido a motor, foi constatado um aumento de 20 a 40%, sob potência constante. Isto significa que o ERG, além de atuar como anti-incrustante, produz uma superfície de rugosidade muito baixa, facilitando o deslizamento do barco na água.
- Portanto, essa tinta tem um excelente potencial de redução de consumo de combustível, de tempo de viagem e de redução de emissões de CO2. Como o transporte marítimo é responsável por quase 3% das emissões globais de CO2, o uso da tinta poderá ter um benéfico impacto ambiental.
- Outros dois veleiros já foram pintados e quatro estão na fila. (Julho de 2023)